4.11.10

Maquiagem para pele morena, mulata e negra




Corretivo

A primeira coisa é aplicar o corretivo nas olheiras e manchas. As mulheres de pele morena ou negra tendem a ter olheiras mais escuras que o tom de pele. Para esconder, você deve usar um corretivo um tom mais claro que a sua pele e depois uniformizar a área com o seu pó ou base.



Base e pó



Procure sempre comprar base com tom amarelado, deixando de lado os tons rosados, lembrando-se sempre de buscar bases isentas de óleo.
Testar a base diretamente na pele do rosto é uma boa pedida para evitar decepções com o resultado do produto.
 
Se você tiver pele seca, evite os excessos de , pois ele resseca a pele ainda mais. Sempre que possível, aplique um pouco do seu hidratante na face antes de aplicar o pó.
 
Já as mulheres com pele oleosa devem evitar produtos cremosos, como base em bastão. Usar apenas pó e base oil-free (livre de óleo). 

A Natura e a Avon possuem excelentes produtos para pele morena e negra. 



Sombra, delineador, rímel e lápis

Quem não gostar de arriscar, pode usar os tradicionais dourado, bronze e cobre para colorir as pálpebras, mas as alternativas não ficam por aí. Qualquer cor com cintilância fica bem na pele negra, pois tem o poder de iluminar os olhos. Tons pastéis cintilantes caem muito bem, principalmente se combinados com  delineador preto.
O lilás, que é uma cor fria, e o ameixa, que é uma cor quente, ficam ótimos em peles morenas e negras. Verdes próximos ao oliva também. Dá até para arriscar um amarelo com pigmentação, ou seja, aquela sombra que você vê claramente quando experimenta. 
 
Cuidado com as seguintes cores:  

Cinza não deve ser usado, pois deixa o olhar apagado. É melhor substituir pela cor prata. 

Azul é uma cor que geralmente não combina com esses tons de pele. Se quiser usá-los, procure a ajuda de um maquiador profissional.

Pink é um tom intenso, exageradoe que chama bastante atenção. Usar essa cor pode deixar a maquiagem deselegante e sem estilo.

Se a sua pele é muito escura, ao invés de usar uma sombra marrom para escurecer, use a preta.
Como aplicar delineador, rímel e lápis?
Fazer um traço fino com delineador na parte de cima e esfumar (com sombra  ou lápis) na parte de baixo é ótimo para realçar a beleza dos olhos. Você pode usar durante o dia juntamente com uma sombra em tons leves e à noite com sombras mais marcantes. 
Rímel preto e curvex são obrigatórios para dar volume aos cílios e realçar o olhar.
 
Dica 1: Se você for usar lápis preto ao invés de delineador, esfume o traço para não ficar um risco grosseiro. 
 
Dica 2: Se a sombra não for pigmentada, não adianta colocar camadas e mais camadas para a cor aparecer. Você só correrá o risco de borrar a sua maquiagem e desperdiçar todo o seu esforço. Uma dica para realçar a cor das sombras pouco pigmentadas é molhar a pontinha da esponja/pincel antes de aplicar a sombra. 

O lápis Kajal (tanto da Natura quanto da Avon) é uma ótima pedida de lápis bem pigmentado com esfumador próprio. 




Blush


É necessário procurar um tom de blush que se destaque sem estragar o visual.
Para marcar as maças do rosto, você deve usar blush marrom escuro ou marrom café. Se você quer dar um tom de saúde, use rosa queimado ou terracota. 
 
Cuidado: Evite tonalidades como pêssego, salmão ou muito alaranjado.



Boca


Os lábios carnudos dispensam o uso de lápis no contorno. Utilize apenas para corrigir a diferença de cor do lábio inferior, que costuma ter o centro mais claro. Aplique o lápis, espalhando como se fosse um batom e pressione um lábio contra o outro. A colocação do batom deve ser feita com os dedos, fazendo leves toquinhos. Com um cotonete, esfume para dar um efeito mais natural.

Dica: As cores podem ser intensas, como vinho, vermelho e pink, ou suaves como rosa-claro, cor-de-boca ou cor-de-pele, para um look mais natural.

Os dois funcionam muito bem, depende do efeito que se está procurando. O batom deixa a boca mais definida, o gloss dá volume aos lábios. Usando da maneira correta e com ponderação, dá pra conseguir looks bem sensuais com ambos. Você pode brincar misturando batom e gloss para obter diferentes tonalidades, por exemplo, usar um batom escuro embaixo e um gloss claro por cima.



Veja a seguir alguns looks prontos:





*Fonte: thatycampos.spaces.live.com e sempretops.com