21.10.10

Outubro Rosa: Homens também podem desenvolver câncer de mama

O câncer de mama é mais comum em mulheres, mas a doença também pode ser detectada nos homens. Em outubro, mês mundial da prevenção de câncer de mama, médicos espanhois fazem uma campanha para conscientizar a população masculina. É importante que os homens também façam o auto-exame, pois a cada 100 pessoas detectadas com a doença, 1 é homem, porém a ocorrência desta neoplasia tende a aumentar devido a má qualidade de vida e dificuldade em diagnosticar o tumor na sua fase inicial, que pode ser confundido com outras doenças como a ginecomastia. O uso de anabolizantes, principalmente por jovens que querem ganhar massa muscular em academias e o uso de hormônios por transexuais piora a situação, pois torna a detecção mais difícil e a maior tendência em desenvolver o câncer.. Atualmente homens e moças cada vez mais jovens podem sofrer deste mal. Não existe uma causa para o câncer de mama, tanto no homem quanto na mulher. 
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame das mamas, o exame clínico e a mamografia.
O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres e começa pelo exame de toque na mama, mamografia, consultas a médicos especializados e depois de detectado a solução é a cirurgia e de acordo com o estágio do câncer são sugeridos alguns tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.
Hoje em dia, a cirurgia de remoção do tumor é bem menos traumática e o/a paciente já sai do centro cirúrgico com a mama reintegrada.

Veja aqui como realizar o seu auto-exame.


Saiba mais acessando o link abaixo: 


*Fontes: minhavida.uol e video.br.msn